sexta-feira, 2 de julho de 2010

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

MESTRADO ACADÊMICO 2011
O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) faz saber aos interessados que, no período de 5 de julho a 20 de agosto de 2010, estarão abertas as inscrições para a seleção dos candidatos ao Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Curso de Mestrado, para turma com início em 2011 / 1º semestre.
O processo seletivo será constituído pelas seguintes etapas, todas obrigatórias e eliminatórias:
a) Prova escrita dissertativa, sem consulta, sobre temas em Ciências Sociais, focalizados na bibliografia do edital, duração de 4 horas;
b) Entrevista com a banca examinadora;
c) Prova de suficiência de língua inglesa, constando de tradução de um texto de Ciências Sociais, com utilização de dicionário, duração de 2 horas.
Período de inscrição: 5 de julho a 20 de agosto de 2010
Período de seleção: setembro/outubro

O Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais estrutura-se em torno de 09 (nove) Linhas de Pesquisa, a saber:
a) Cultura e Política;
b) Desigualdades e Diferenças Sociais;
c) Estudos Urbanos e Percepções do Ambiente;
d) Imagens e Perspectivas da Subjetividade;
e) Pensamento Social Brasileiro;
f) Relações Étnicas, Raciais e Relações de Gênero;
g) Religião e Movimentos Sociais;
h) Teoria e Práticas Sócio-Políticas;
i) Violência e Políticas Públicas.

I - VAGAS E CLIENTELA:
Serão oferecidas 15 (quinze) vagas para o curso de mestrado, destinadas a portadores de diploma de cursos superiores de duração plena, outorgados por Instituição de Ensino Superior (IES) e reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
- Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único.
- A Coordenação do Programa reserva-se o direito de não preencher o total de vagas oferecido.

II - INSCRIÇÕES:
1. Período e Local das inscrições:
1.1. As inscrições serão realizadas no período de 5 de julho a 20 de agosto de 2010, de segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 15 horas.
1.2. O local para as inscrições será a Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS), situada na Rua São Francisco Xavier, 524, Pavilhão João Lyra Filho, 9º andar, Bloco F, sala 9.037, bairro Maracanã, CEP 20550-013, Rio de Janeiro - RJ. Tel. 2334-0678.
1.3. O candidato deverá dirigir-se ao local de inscrição para a retirada do boleto bancário no valor de R$ 75,00 (setenta e cinco Reais), em favor da UERJ.
1.4. Após efetuar o pagamento da taxa, o candidato deverá retornar ao local de inscrição munido de 1 (uma) via do boleto bancário, para preenchimento da ficha de inscrição em formulário próprio, além de apresentar, obrigatoriamente, os documentos listados a seguir.
2. Documentos Exigidos:
a) 02 (duas) fotos 3x4 coloridas, de data recente;
b) Cópia da Carteira de Identidade e do CPF;
c) Cópia frente e verso do Diploma de Graduação;
c.1) candidatos cujos diplomas ainda não tiverem sido expedidos pela Instituição de Ensino Superior (IES) no ato da inscrição para o processo seletivo, poderão se inscrever, desde que apresentem declaração da IES indicando as datas de conclusão e colação de grau de curso de graduação plena.
c.2) no caso de candidatos possíveis concluintes de curso de graduação plena, com término previsto no segundo semestre de 2010, é obrigatória a apresentação de declaração da IES de origem, indicando a data da provável conclusão do curso ou colação de grau.
d) Cópia do Histórico Escolar completo da graduação plena com a data da colação de grau;
d.1) Cópia do Histórico Escolar da Graduação com os registros até o semestre em questão, para os candidatos que estejam na condição expressa no item c.2.
e) Curriculum Vitae e com cópia dos artigos e/ou livros publicados, quando houver;
f) Cartas de recomendação de 02 (dois) professores universitários ou pesquisadores, constando o tempo e a circunstância em que conheceram o candidato, bem como a avaliação de suas qualificações como aluno e/ou pesquisador (encaminhadas, sob sigilo, diretamente à secretaria do Programa, devendo chegar até a data da prova).
g) Carta de apresentação à Presidência da Banca de Seleção, expondo a sua motivação para este curso de Mestrado, relacionando seus interesses com os das linhas de pesquisas do programa e sua disponibilidade de tempo para realizar o curso.
Observações
Candidatos estrangeiros deverão apresentar adicionalmente:
· Cópia do diploma de graduação plena e histórico escolar completo com vistos consulares brasileiros e tradução feita por tradutor público juramentado no Brasil;
· Cópia do Passaporte válido com visto de entrada no Brasil, se cabível.
3. Resultado da Inscrição:
- A inscrição dos candidatos no processo seletivo para o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais só será confirmada após verificação da documentação apresentada.
- O resultado da inscrição será divulgado pela Secretaria do Programa no dia 03/09/2010, a partir das 14 horas, através de uma listagem constando a menção: inscrição aceita ou inscrição não aceita.
- Os candidatos que não apresentarem toda a documentação exigida acima terão menção de inscrição não aceita, estando, portanto, eliminados do processo seletivo.

III - DO PROCESSO SELETIVO:
O processo seletivo será constituído das seguintes etapas, todas obrigatórias e eliminatórias:
a) Prova escrita dissertativa, sem consulta, sobre temas em Ciências Sociais focalizados na bibliografia em anexo. A prova terá duração máxima de 4 (quatro) horas.
b) Prova de Língua Estrangeira (Inglês). A prova terá duração máxima de 2 (duas) horas, sendo permitida somente a utilização de dicionário trazido pelo próprio candidato.
- Poderão solicitar isenção na prova de língua estrangeira:
b.1) candidato oriundo de país cujo idioma oficial seja o mesmo da prova aplicada na seleção;
b.2) candidato portador de certificado de proficiência emitido por instituição credenciada;
b.3) candidato que tenha comprovante de aprovação em prova de língua estrangeira em concurso feito para o mestrado.
* A isenção não será automática e dependerá de parecer da banca examinadora.
- Candidatos estrangeiros prestarão adicionalmente exame de proficiência em Língua Portuguesa, exceto aqueles oriundos de países lusófonos;
c) Análise do Curriculum Vitae.
c.1) Na análise do Curriculum vitae, que inclui o histórico escolar, será especialmente levada em consideração a produção científica, técnica e cultural do candidato, bem como seu desempenho durante a graduação e as condições para realização do mestrado.
d) Entrevista com a banca examinadora.

IV - CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO DOS CANDIDATOS:
a) será considerado aprovado na Prova escrita , o candidato que obtiver nota mínima 7,0 (sete);
b) será considerado aprovado na prova de língua estrangeira, o candidato que obtiver a menção apto;
b.1) o candidato que obtiver menção não-apto na prova de língua estrangeira deverá prestar, caso selecionado, novo exame conforme data definida no presente edital (calendário de seleção).
b.2) no caso de uma segunda reprovação do candidato na prova de suficiência em língua estrangeira, este será eliminado do processo seletivo.
b.3) o candidato estrangeiro que não obtiver a nota mínima 7 (sete) no exame de proficiência em Língua Portuguesa será eliminado do processo seletivo.
c) será considerado aprovado na entrevista, o candidato que obtiver nota mínima 7,0 (sete);
d) dos resultados das etapas a e b será extraída uma média final ponderada com peso 2 (dois) para a prova escrita e peso 1 (um) para a entrevista.
e) a média final mínima para aprovação no processo seletivo será 7,0 (sete). O candidato poderá ser aprovado, mas não selecionado.
f) a classificação final dos candidatos será divulgada em ordem decrescente da média final obtida pelo candidato.
g) em caso de empate entre os candidatos, a classificação será decidida com base nos seguintes critérios:
· maior nota na Prova Escrita;
· maior nota na Entrevista;
· persistindo o empate, terá preferência o candidato mais idoso.

V- PRÉ-MATRÍCULA:
- É a fase que antecede a matrícula e poderá ser deferida ou indeferida pela Comissão de Seleção. Solicitações indeferidas eliminam o candidato do processo seletivo.
- É obrigatória para todos os candidatos aprovados e selecionados, respeitados os limites das vagas estabelecidas. O candidato selecionado que não fizer a solicitação no prazo previsto, será eliminado do processo seletivo.
- Na pré-matrícula o candidato deverá apresentar os originais do diploma de graduação, histórico escolar, CPF e carteira de identidade, para fins de conferência junto à Coordenação do curso.
- Candidatos selecionados que tenham apresentado na inscrição a declaração de possível concluinte e histórico escolar parcial, poderão fazer a pré-matrícula, observando-se, entretanto, que estes documentos deverão ser substituídos na fase da matrícula.
- Em caso de desistência da pré-matrícula poderão ser convocados outros candidatos aprovados, conforme período definido no calendário.

VI - MATRÍCULA:
- Terão direito à matrícula os candidatos aprovados e selecionados, respeitados os limites das vagas estabelecidas pelo Programa.
- No ato da matrícula o candidato deverá apresentar os originais dos documentos: diploma de graduação, histórico escolar completo, CPF e identidade, para fins de conferência junto à Coordenação do Programa.
- Em caráter excepcional, poderá ser aceita, provisoriamente, declaração de conclusão da graduação plena, mantendo-se a apresentação dos demais documentos previstos. A não apresentação do diploma de graduação no prazo de 12 (doze) meses, a contar da data da matrícula, implicará desligamento do aluno do Programa.
- A matrícula dos candidatos selecionados para o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais se realizará de 28 de fevereiro a 4 de março de 2011, de segunda-feira à sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas, na Secretaria do Programa.
- Em caso de desistência da matrícula poderão ser convocados outros candidatos aprovados. A data para a reclassificação de candidatos encontra-se estabelecida no calendário deste edital.

VII - CALENDÁRIO:
a) INSCRIÇÕES:
Data: 05/07/2010 a 20/08/2010
Horário: das 9 às12 horas e das 13 às 16 horas
Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
b) RESULTADO DA INSCRIÇÃO:
Data: 03/09/2010
Horário: 14 horas
Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
c) PROVA ESCRITA:
Data: 14/09/2010
Horário: 14 horas
Local: A ser divulgado pela Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
d) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA PROVA ESCRITA:
Data: 27/09/2010
Horário: 14 horas
Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
e) VISTA DA(S) PROVA(S):
Data: 28/09/2010
Horário: das 10 às 12 horas e das 13 às 15horas
Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
f) RECURSO PARA REVISÃO DE ERRO MATERIAL:
Data: 28/09/2010
Horário: das 10 às 12 horas e das 13 às 15horas
Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
g) RESULTADO DO RECURSO:
Data: 29/09/2010
Horário: 14 horas
Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
h) ENTREVISTAS:
Data: 30/09/2010, 01/10/2010 e 04/10/2010
Horário: A ser definido pela Banca Examinadora e divulgado pela Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Local: A ser divulgado pela Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
i) DIVULGAÇÂO DO RESULTADO DAS ENTREVISTAS
Data:05/10/2010
Horário: 14 horas
Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
j) PRIMEIRA PROVA DE INGLÊS:
Data:11/10/2010
Horário: 14 horas
Local: A ser divulgado pela Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
k) PROVA DE PORTUGUÊS (Para candidatos estrangeiros):
Data: 12/10/2010
Horário: 14 horas
Local: A ser divulgado pela Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
l) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA PRIMEIRA PROVA DE INGLÊS:
Data: 18/10/2010
Horário: 14 horas
Local: Secretaria do programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
m) SEGUNDA PROVA DE INGLÊS (Para candidatos não aprovados na primeira):
Data: 08/11/2010
Horário: 14 horas
Local: A ser divulgado pela Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
n) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL:
Data: 12/11/2010
Horário: 14 horas
Local: Secretaria do programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
o) PRÉ-MATRÍCULA:
Data: 22/11/2010 a 26/11/2010
Horário: das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas
Local: Secretaria do programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
p) DIVULGAÇÃO DOS CANDIDATOS RECLASSIFICADOS:
Data: 29/11/2010
Horário: 14 horas
Local: Secretaria do programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
q) PRÉ-MATRÍCULA DOS RECLASSIFICADOS:
Data: 06/12/2010 a 10/12/2010
Horário: das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas
Local: Secretaria do programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
r) MATRÍCULA:
Data: 28/02/2011 a 04/03/2011
Horário: das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas
Local: Secretaria do programa de Pós-graduação em Ciências Sociais

VIII - DISPOSIÇÕES GERAIS:
a) A inscrição do candidato implicará conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, não sendo aceita alegação de desconhecimento.
b) Poderá haver vista de prova, mas só serão analisados recursos para revisão de erro material. Por erro material entende-se erro no cômputo das notas.
c) Não serão aceitos candidatos unicamente portadores de diploma obtido em Cursos Superiores de Tecnologia.
d) As importâncias pagas não serão devolvidas quaisquer que sejam os motivos alegados.
e) O exame de seleção só terá validade para Curso que será iniciado em 2011/1º semestre.
f) Havendo desistência após o início das atividades didático-pedagógicas não haverá chamada para candidatos aprovados e não selecionados, fora do calendário de reclassificação.
g) Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pela Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais.
h) A documentação dos candidatos não selecionados no processo seletivo ficará à disposição dos respectivos interessados para retirada, na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, por um prazo não superior a 30 (trinta) dias, a contar da divulgação do Resultado Final da Seleção. Após esse prazo, os documentos restantes serão incinerados.

XIX- BIBLIOGRAFIA
- DURKHEIM, E. O suicídio (Livro II, capítulos 2, 3, 4 e 5). São Paulo: Martins Fontes, 2000.
- ELIAS, Nobert. Mudanças na balança nós-eu. In. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.
- HALL, Stuart. A questão multicultural. In. Da diáspora. Belo Horizonte: ed UFMG, 2008.
- LEVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem (cap. 1, A ciência do concreto). Campinas: Papirus, 1997.
- MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. In. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosacnaify, 2003.
- VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. O conceito de sociedade em antropologia. In. A inconstância da alma selvagem. São Paulo: Cosacnaify, 2002.
- WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo,:Companhia das Letras, 2004.

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS E INFORMAÇÕES
COORDENAÇÃO DO PROGRAMA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Rua São Francisco Xavier, nº 524, Pavilhão João Lyra Filho, 9º andar, Bloco F, Sala 9037
Bairro Maracanã CEP: 20550-013, Rio de Janeiro, RJ.
Telefone(s): 0XX-21 2334-0678 / E-mail: ppcis.uerj@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário